O Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, lançado em junho e coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), está capacitando técnicos da Emater. Nas últimas semanas, a SDR acompanhou reuniões em Vila Flores, da regional Lajeado; Pelotas, da regional Pelotas; e Santa Cruz do Sul, da regional Soledade. Além destas, ocorreram reuniões em todas as 12 regionais da Emater. A fase de capacitação deve ser encerrada no mês de setembro.
Com o objetivo de promover a gestão e a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares para um desenvolvimento sustentável, o programa deve ser executado em 494 municípios, entre 2016 e 2019, utilizando os programas e políticas públicas do Estado como ferramentas de apoio. Entre as metas, estão a sensibilização de 40 mil agricultores e pecuaristas familiares para adesão ao programa, a elaboração de 20 mil planos de gestão, a implantação e o acompanhamento de 988 unidades de referência tecnológica.
Nesta fase de capacitação, técnicos de todos os escritórios municipais da Emater estão recebendo informações sobre o marco legal, os conceitos de avaliação de políticas públicas, os objetivos e metas, o cronograma programado em cada região, a metodologia e as ferramentas a serem utilizadas na execução do programa, os indicadores econômicos, sociais e ambientais, e também, sobre os resultados esperados com o programa.
Entre os resultados esperados, estão o aumento da renda na propriedade em pelo menos 20%, a ampliação de áreas com práticas conservacionistas, a promoção do acesso a bens, serviços e políticas públicas e produção de pelo menos dez produtos para autoconsumo na propriedade.
O Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar foi instituído pelo decreto 53.052/2016, com coordenação do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR e execução pela Emater, por meio do trabalho sistêmico nas propriedades rurais.
Fonte: Portal do Estado RS