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Plataformas de afiliação no Brasil: quem são e como funcionam

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Se você tem um ecommerce, ou trabalha no marketing de um ecommerce, provavelmente já ouviu falar nas famosas plataformas de afiliação. Mas será que você sabe realmente o que são este poderoso canal de marketing online? Você sabe como utilizá-los da melhor maneira para atender as necessidades da sua empresa?

Neste artigo vou explicar o que são as plataformas de afiliação, contar um pouco da história da entrada delas no mercado brasileiro, da minha experiência com as plataformas de afiliação e também falar um pouco sobre como você pode tirar o maior proveito possível desta ferramenta para sua loja virtual.

Bom, começando pela minha história com as plataformas de afiliação, logo no meu primeiro emprego na área de ecommerce e marketing digital na França, estava envolvida em um projeto de uma plataforma de cashback, algo que é bem conhecido nos Estados Unidos e na Europa, mas no Brasil a ideia acabou não pegando muito na época (2010).

Hoje temos alguns sites que estão investindo neste modelo de cashback, como as startups Poup http://www.poup.com.br/ e a Meliuz http://www.meliuz.com.br/. O maior desafio destas startups será evangelizar o mercado, ou seja, ensinar os consumidores este novo modelo de compras, cujo princípio básico é receber parte do dinheiro investido na compra de volta!

Voltando ao projeto de desenvolver a plataforma de cashback no Brasil, o modelo de negócios da empresa francesa era cadastrar todas as lojas de ecommerce que estavam nas famosas plataformas de afiliação no nosso site de cashback e dividir com o consumidor final a comissão que estas plataformas nos passam. Pareceu complicado? Vamos lá, vou explicar mais detalhadamente.

 Como uma plataforma de afiliação funciona?

Primeiramente este canal de marketing online tem o objetivo de conectar publishers (pessoas ou empresas que produzem conteúdo, pessoas ou empresas que estão interessadas em fazer propaganda de empresas e produtos que sejam interessantes para seu público alvo – como bloggers, por exemplo) com os advertisers (empresas que têm produtos relacionados com estes blogs e que procuram formas de aumentar sua capilaridade na internet com o objetivo de efetuar mais vendas, conseguir mais clientes).

Então tanto se você for um ecommerce que quer vender mais, ou tiver um site que tenha tráfego, mas ainda não sabe como rentabilizar este tráfego, uma boa sacada é se cadastrar numa plataforma de afiliação. E você tem sorte, sabe por quê?

Quando eu comecei a trabalhar com o mercado brasileiro de internet (em 2010), existiam pouquíssimas plataformas de afiliação e as que existiam ofereciam funções bem rudimentares, muito manuais. Eu entrei em contato com praticamente todas, todas as plataformas de afiliação que existiam no Brasil naquela época. E acredite, a maioria dos programas de afiliação era a própria loja online cadastrando blogs, e/ou sites para serem seus afiliados e publicarem banners.

A melhor na época era a Lomadee que faz parte da companhia Buscapé. A empresa era a única que apresentava pelo menos mais de uma dezena de lojas que você poderia anunciar no seu blog/site para se ter uma ideia. Hoje, por sua sorte, existem várias. Neste artigo vou listar algumas para você ir se familiarizando com estes canais e futuramente, se for do interesse de seu ecommerce, se cadastrar para conseguir ter mais capilaridade e clientes na internet. Se você for um blog, ou tiver um site com tráfego, você vai poder se cadastrar para anunciar os produtos das empresas que interessarem.

Dica bloggers: ao selecionar as lojas para serem anunciadas em seu site, portal de conteúdo, ou blog, escolha criteriosamente as lojas. Você não vai querer que seus leitores tenham uma experiência ruim comprando um produto que foi apresentado no seu blog. Confira as plataformas de afiliação, muitas oferecem este tipo de critério, possibilitando que você escolha as lojas que quer publicar.

Plataformas de afiliação no Brasil

Aqui estão as principais plataformas de afiliação que encontrei no Brasil no momento da publicação deste post. Por favor, se tiver interesse de se cadastrar em uma destas plataformas, entre no site, leia sobre elas e entre em contato para saber mais. Quanto mais informações detalhadas você conseguir no seu contato direto com elas, na sua negociação direta com as plataformas, melhor será para você escolher qual plataforma melhor se adequa para seu ecommerce ou site. Lembrando que se você for ávido por resultados, você pode mesmo escolher de se cadastrar em mais de uma.

Lomadee http://br.lomadee.com/ – Foi uma das pioneiras, Buscapé como sempre surpreendendo e sendo o primeiro no Brasil. Tem como Top Anunciantes grandes nomes do ecommerce como a Americanas, a Ricardo Eletro, a Submarino, o próprio comparador de preços Buscapé, Girafa, Nike e Saraiva.

Net Afiliattion: http://br.netaffiliation.com/ – De origem francesa, esta plataforma de marketing online já tinha uma presença tímida no Brasil no início de 2010,  apresentando cerca de 5-6 programas de afiliação (5 ou 6 lojas online que você poderia anunciar) e sendo controlada remotamente de Paris. Hoje ela conta com uma quantidade muito maior de lojas e possui sede própria e equipe no Brasil.

Zanox – http://www.zanox.com/br/ De origem alemã é uma das plataformas que mais admiro, tanto pela qualidade técnica, quanto ao atendimento que eles dão para os clientes brasileiros. Em 2010 também já possuía algumas poucas lojas no Brasil, e estava mais presente no mercado português.

Publicideas –  http://pt.publicideas.com/ De origem francesa também, assim como a Net Affiliation. Entrou no mercado brasileiro a pouco tempo, mas sempre teve uma presença forte no mercado português, e tem migrado com competência para o mercado brasileiro. Em 2010 ainda não tinha programas no Brasil, mas já existia o projeto para implementação.

Afilio – www.afilio.com.br – Também francesa recebeu aporte da HiMidia européia fundando a HiMidia brasileira. (Aliás, várias ferramentas e canais de marketing francês se destacam no mercado mundial e nacional aos poucos vou citando eles na Client Booster). Entre os principais anunciantes estão os gigantes do ecommerce brasileiro como a B2W (Americanas, Submarino, Shoptime, Submarino Viagens, etc.), Nova pontocom (Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, etc), e a Máquina de Vendas (Ricardo Eletro, Insinuante, e-Colchão, etc.)

 

Fonte: Ecommerce Brasil 

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27 de abril de 2015 Escrito por: Empresas Gaúchas
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