Principal » Acontece aqui » Exposição de Yara Baungarten une Arte e Alquimia

Exposição de Yara Baungarten une Arte e Alquimia

0 Flares 0 Flares ×

A artista visual e jornalista Yara Baungarten apresenta gravuras, serigrafias e vídeos no projeto Quadrado do Espírito. Entre 05 a 29/08, a exposição ocupa a galeria de arte da Casa de Mandrágora, em Porto Alegre. No dia da abertura, terça-feira, às 19h, acontece uma conversa com a artista sobre o processo de criação das obras, com entrada franca.

Quadrado do Espírito é uma proposta que reúne gravuras, serigrafias, vídeos e instalação, criada, em 2007, quando Yara Baungarten iniciou seu trabalho em ateliês de gravura em metal. A inspiração parte de uma pesquisa em obras do teólogo e filósofoGiordano Bruno, como“Imagem do Espírito” e “Imagem do Amor”, e no conceito da Divina Geometria, praticado por alquimistas na época da Renascença, no século XVI.

 “Num primeiro momento, no relacionamento com a técnica da gravura, me dei conta que não tinha desenvolvido habilidade para o desenho (…) então, descobri as formas que Giordano Bruno utilizava para gravar em metal as suas teorias. Eram linhas retas, simples (…). Com os quadrados como elemento básico, usei matrizes maleáveis e criei monotipias nos quais cada traço serve como começo  para um novo quadrado. ‘Quadrado do Espírito’ são as minhas alquimias entre linhas, tintas e papéis”, explica Yara Baungarten.

A exposição inclui também serigrafias em tecido em grande formato e videoartes com animações de detalhes das gravuras, intitulados “Videotipia do Espírito”, com trilha sonora do músico e terapeuta argentino Daniel Namkhay e edição do jornalista e escritor Rodrigo dMart. ­

O projeto Quadrado do Espírito já foi exposto em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e em Criciúma (SC). Quadrado do Espírito foi o tema de sua primeira mostra individual, que ocupou o T Cultural Tereza Franco da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em 2008.

expo_quadrado_espirito_2008_maio

Quadrado do Espírito no espaço T Cultural Tereza Franco, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em 2008.

expo_quadrado_ucs_02_geral

Quadrado do Espírito na galeria de arte da UCS, em Caxias do Sul (RS), em 2011.

 

SOBRE YARA BAUNGARTEN:

Yara Baungarten, natural de Caxias do Sul (RS), é artista visual, fotógrafa e jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Poéticas Visuais, com ênfase em Gravura, Fotografia e Imagem Digital (FEEVALE). Mestre em Comunicação Social, pela PUC-RS. Em 2009, foi considerada Artista do Ano na categoria “Fotografia e Cinemano 1° Prêmio Artistas Gaúchos, promovido pelo site Artistas Gaúchos.

Yara também é produtora cultural e diretora de TV. Coordena a Imagina Conteúdo Criativo, que presta consultoria e desenvolve projetos em arte e comunicação, como o livro Aprenda a Organizar Um Show (2008), de Alexandre Barreto, a graphic novel Um Outro Pastoreio (2010), de Indio San e Rodrigo dMart, e o projeto de exposição e livro ilustrado O Último Homem na Lua (2012-2013), de dMart e Antônio Augusto Bueno.

SOBRE A CASA DE MANDRÁGORA:

Casa de Mandrágora é um novo conceito de loja, mesclando espaço cultural, locadora de filmes, cafeteria e lan house. Baseada nesse mix de serviços e produtos, a casa propicia um ambiente de convivência entre a arte, a educação, a gastronomia e o cinema.

SERVIÇO:

Exposição Quadrado do Espírito, de Yara Baungarten – De 05/08 a 29/08 – Entrada franca

Casa de Mandrágora – Rua Botafogo, 349, Menino Deus, Porto Alegre

Telefone: (51) 3231.5664 -Email: mandragora@terra.com.br

Site: www.casademandragora.com – Facebook: CasaMandragora – Twitter: CasaMandragora

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

"15 minutos e você bem informado"

5 de agosto de 2014 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×