Principal » Artigos » Os estagiários e a Previdência Social

Os estagiários e a Previdência Social

0 Flares 0 Flares ×

A trajetória dos universitários é marcada por aprendizado e experiência. No entanto, o que muitos jovens questionam é se os estágios realizados contam como tempo trabalhado para a Previdência Social. O especialista Cristiano Diehl Xavier, sócio do Xavier Advogados, alerta que depende da situação. “Eles não são obrigados a contribuir, mas podem. No caso de pagarem a contribuição voluntariamente – inseridos como contribuintes facultativos, o tempo de estágio entrará no cálculo dos benefícios do Instituto”, explica.

O estudante interessado deve procurar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e efetuar uma inscrição. “É possível que o cadastro seja realizado pela internet, no site do Ministério da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou pelo telefone 135”, informa. A alíquota de contribuição para os facultativos é de 20% sobre qualquer valor desejado.

O especialista alerta que o pagamento deve ser feito até o dia 15 de cada mês através da Guia da Previdência Social (GPS), facilmente obtida no comércio ou no site do Ministério. As redes bancárias e casas lotéricas estão habilitadas a recolher o dinheiro. “Vale lembrar que as donas de casa e até os desempregados pode contribuir para a Previdência Social”, conclui.

 

Sobre Xavier Advogados:

Fundado há 29 anos pelo advogado tributarista Cláudio Otávio Xavier, Xavier Advogados conta com atendimento especializado nas áreas do Direito tributário, trabalhista, ambiental, societário e administrativo, responsabilidade civil, propriedade intelectual, entre outros.

Fonte: Enfato Multicomunicação

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Empresas Gaúchas

"15 minutos e você bem informado"

24 de julho de 2014 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×