Principal » Sustentabilidade » Litoral Norte sedia audiência do Plano de Resíduos Sólidos

Litoral Norte sedia audiência do Plano de Resíduos Sólidos

0 Flares 0 Flares ×

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promove nesta terça-feira (15) a sétima rodada de apresentação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul (PERS-RS), desta vez em Osório, com o objetivo de dialogar com os 22 municípios do Litoral Norte.

Na audiência será feita a apresentação do diagnóstico preliminar da região e oficinas com os segmentos setoriais para validar e complementar o diagnóstico e debater propostas, com enfoque regional, para os objetivos, metas e ações que farão parte do Plano. O encontro será realizado a partir das 8h30, no auditório da Câmara de Vereadores de Osório (Av. Jorge Dariva, n° 1211, Centro).

O PERS-RS está sendo elaborado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Sema e da empresa Engebio Engenharia, contratada por licitação, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, 2010). Já foram realizadas mais 30 reuniões com os segmentos – construção civil, saúde, saneamento, agrossilvopastoril, industrial, mineração, comércio e serviços e transportes.

Além disso, em cinco outras regiões do Estado já foi possível, por meio do trabalho de pesquisa e audiências, identificar pontos comuns, como a carência de quadros técnicos especializados para as áreas de saneamento e meio ambiente dos municípios, morosidade nos licenciamentos, falta de locais adequados para resíduos especiais, como os da construção civil, deficiências na coleta seletiva e necessidade de programas permanentes de educação ambiental.

Programação

MANHÃ

8h30 – Abertura – Prefeito município-sede e Coordenador do Convênio

9h – Apresentação e contextualização (Lei de Consórcios, Política Nacional de Saneamento e Política e Plano Nacional Resíduos Sólidos)

10h – Intervalo

10h15 – Pré-diagnóstico dos resíduos sólidos da região de oficina

12h – Apresentação da metodologia de trabalho das oficinas da tarde e definição de grupos de trabalho

TARDE

13h – Organização dos grupos de trabalhos para oficinas

13h45 – Oficinas setoriais

16h30 – Encerramento das Oficinas Setoriais

Texto: Hélio Gama Neto
Edição: Redação Secom  

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Empresas Gaúchas

"15 minutos e você bem informado"

14 de julho de 2014 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×