Principal » Sustentabilidade » Vinte e um cenários contam história da região no Caminhos da Soja da 21ª Fenasoja

Vinte e um cenários contam história da região no Caminhos da Soja da 21ª Fenasoja

0 Flares 0 Flares ×

caminhos da sojaPátio florido, cozinha com fogão à lenha, cristaleira, bule, peças sacras, artesanatos em crochê e bordados, enfim, um espaço carregado de memórias. Ao chegar no Caminhos da Soja, o visitante é remetido ao aconchego de uma típica casa dos anos 50 da região de Santa Rosa. Ao longo do trajeto, em 21 cenários, é convidado a uma viagem pelo tempo e pela história da soja e do desenvolvimento regional. O ato que marca a abertura oficial do espaço, que é um dos principais atrativos da Feira Nacional da Soja (Fenasoja), será nesta sexta-feira (29), às 14h30, ao lado do Pavilhão 12, do Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.

O tradicional galpão, que abrigava equipamentos como a trilhadeira e o saraquá, lembra os primeiros tempos de consolidação da soja na região. Era no bolicho da comunidade, também representado em um dos cenários, que se comprava o que não era produzido na propriedade. Para resgatar essa história, houve o apoio da Emater/RS-Ascar, de agricultores da região, assim como do Museu Municipal de Santa Rosa, que ofereceu mais de 2 mil peças.

Também compõem o Caminhos da Soja os cenários que remetem à produção e à industrialização de soja, cooperativismo, agroindústrias da região, plantas bioativas e produção orgânica de alimentos, que fazem parte da identidade regional. Em um espaço especial, são celebrados os 60 anos da Extensão Rural, com a presença da Emater/RS-Ascar. Além disso, instituições de ensino integrantes do projeto ‘Santa Rosa, Nosso Planeta’ mostram o resultado do trabalho.

A presidente da Comissão de Soja e Derivados e assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar em Santa Rosa, Vanessa Gnoatto, destacam ainda que “será possível entrar em contato com a temática da sustentabilidade através de uma maquete, montada com ampla variedade de detalhes, que encantam o público, com a proposta atual de trabalho da Emater”. O Caminhos da Soja também apresenta aos visitantes tecnologias voltadas à agricultura.

O Caminhos da Soja é resultado da parceria entre 21ª Fenasoja e Emater/RS-Ascar, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Museu Municipal de Santa Rosa.

Fonte: Portal RS

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
2 de maio de 2016 Escrito por: Kathy Cunha
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×