Principal » Sustentabilidade » Evento discute o bem maior para o turismo: o meio ambiente

Evento discute o bem maior para o turismo: o meio ambiente

0 Flares 0 Flares ×

O primeiro dia de atividades do II Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (Ambientur) destacou aspectos legais e oportunidades de negócios para quem investe na sustentabilidade. São três dias de cursos e palestras dedicadas ao assunto, em evento organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS). As atividades acontecem na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Canela.

Na manhã desta segunda-feira (11/05) foram abordados aspectos legais e a implementação da Norma NBR 15401/2014 que especifica os requisitos relativos à sustentabilidade de meios de hospedagem, estabelecendo critérios mínimos específicos de desempenho em relação à sustentabilidade e permitindo que um meio de hospedagem formule uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais, socioculturais e econômicos significativos.

A norma tem uma cultura de gestão completamente diferente da que estamos acostumados. Estamos muito voltados para o viés econômico visando saber o lucro e a taxa de ocupação que teremos num empreendimento. Essa norma traz outras questões que são ambientais. Cada atitude que eu tomo no meu hotel, por exemplo, que consequências tem não só para meu bolso, mas para o meio ambiente e para comunidade. É uma maneira de pensar que exige um tempo para as pessoas se adaptarem. Além disso, é um sistema que tem controles rigorosos e estamos muito acostumados a trabalhar na informalidade, sem indicadores e metas de avaliação – afirmou o palestrante e diretor executivo da T&M Sustentabilidade e Inovação, Trajano A Oliveira.

O processo pode ser dividido em várias etapas que contêm a identificação da legislação, análise e interpretação, verificação da conformidade e, ao final, culmina com a elaboração de um plano de ação. Entre as preocupações com o quadro atual é a dificuldade de pequenos empreendimentos conseguirem se estruturar para adequar-se às normas.

A Norma é adequada a qualquer tamanho de empreendimento. Existem hotéis e grandes redes nas quais é uma realidade e pequenos empreendimentos onde a situação é outra. Eu acredito que a norma atende bem a essas duas realidades distintas – completou Trajano.

O evento teve a solenidade oficial de abertura na noite desta segunda-feira (11/05) com a abertura dos trabalhos feita pelo presidente da ABES-RS, Darci Campani. Presente na cerimônia, o secretário municipal de turismo de Canela, Leandro de Oliveira, lembrou a importância de defender aquilo que é considerado o bem mais preciso da região.

O nosso maior bem é a natureza, ou seja, é o que atrai o turista. Se por alguma razão acabarmos com isso, a cidade é que perde. Se a economia é voltada, hoje, em 75% ao turismo é porque alguma coisa atrai o visitante. Não tenho dúvidas que a natureza, o turismo ecológico e o turismo de aventura fazem parte disso e portanto, precisamos preservar – disse.

Após os discursos teve início a palestra “Como a sustentabilidade pode garantir o sucesso de seu negócio”, ministrada por Trajano Arantes de Oliveira. Em seguida, foi apresentado o painel “Sustentabilidade aplicada na hospedagem” com a apresentação de Vicente Atz, representando a Dom Ramón e Emiliano Brugneira, representando o Eco Hotel.

A programação continua ao longo da terça-feira e quarta-feira com palestras e visitas técnicas. A realização é da Abes-RS e da UCS, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), Prefeitura de Canela, Secretaria de Turismo de Porto Alegre e Prefeitura de Porto Alegre. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3212-1375, abes-rs@abes-rs.org.br ou pelo site www.abes-rs.org.br.

 

Fonte:PlayPress

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Empresas Gaúchas

"15 minutos e você bem informado"

12 de maio de 2015 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×