Principal » Acontece aqui » Pedal da Inclusão, uma pedalada do bem

Pedal da Inclusão, uma pedalada do bem

0 Flares 0 Flares ×

3279a7f7-b118-462e-8cd6-228f054dad35Sentir o vento no rosto. Pedalar. Cansar. Fazer força para subir lombas. Se desequilibrar. Pedalar mais forte. Ficar com dor nas pernas. Passar ao lado dos carros. Perceber a ciclovia. Sentir a vibração da cidade. Tudo isso pode ser natural para quem tem visão normal e anda de bike. Mas para quem jamais imaginaria andar de bicicleta a experiência é sensacional.

 

No próximo dia 10 de julho, uma ação intitulada “Pedal da inclusão”, vai levar pessoas com e sem deficiência visual para pedalar na Capital. Aqueles que não enxergam andarão em bicicletas de dois lugares, tendo um pedaleiro-guia junto para guiar e descrever o trajeto. Os demais andarão com bicicletas comuns. O importante é que todos estejam juntos e possam se divertir. O objetivo é uma grande confraternização para mostrar que o pessoal que é cego ou tem baixa visão pode participar também. Vale ressaltar que o veículo além de saudável é sustentável, não poluem e disseminam uma nova cultura.

 

A ideia surgiu da iniciativa da voluntária e ciclista Rita Siminovich que com a coleta tampinhas de garrafas pet sempre beneficia uma instituição com a aquisição de algum bem de necessidade.  Desta vez, o objetivo era oportunizar a compra de bicicletas que pudessem incluir deficientes visuais. A Acergs – Associação de Cegos do RS – acolheu a iniciativa, juntaram tampinhas e arrecadaram fundos para a compra de bicicletas de dois lugares, já adquiriram cinco unidades. Cada quilo de tampinhas de garrafa pet ou de material de limpeza equivale a R$1,00 (um real) na usina de reciclagem. É necessário um saco enorme cheio de tampinhas para se trocar por um real. Porém a campanha vem dando resultado e muito material já foi arrecadado e algumas bicicletas adquiridas.

 

cde54277-fdcc-470f-9d44-5d38a8a2710dNeste domingo, a Associação de Cegos (ACERGS) e cerca de 100 pedaleiros que apoiam a iniciativa estarão a partir das 14h em um estande no Velódromo (final da avenida Ipiranga, na orla do Guaíba, logo após o Shopping Praia de Belas). O grupo, além de pedalar, estará recolhendo tampinhas para trocar por mais bicicletas para a Associação. Eles contam com às cinco bicicletas adquiridas e outras sete emprestadas para realizar o trajeto de 50 minutos cheios de emoção segura.

No sábado(9), a partir das 8h15 min., na sede da ACERGS, os pedaleiros-guias receberão treinamento de como fazer a audiodescrição e de como se portar na pilotagem, oferecendo segurança plena para o deficiente visual.

SERVIÇO:

Data: 10/07/2016

Horário: a partir das 14h

Onde: Velódromo orla do Guaíba próximo Ipiranga

Informações: 51 – 96448656 com Rita Siminovich, idealizadora do Projeto

Para se inscrever: rita@siminovich.net

As fotos foi de um teste drive realizado recentemente, texto de Mariana Baierle, jornalista.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Empresas Gaúchas

"15 minutos e você bem informado"

7 de julho de 2016 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×