NL é certificada no Nível F do MPS.BR SW

0 Flares 0 Flares ×

Empresa implementou melhorias recomendadas pelo modelo de qualidade brasileiro, baseado em processos internacionalmente reconhecidos de excelência em desenvolvimento e serviços da área de software

tecnologia-informacaoA NL Informática, empresa com unidades em Caxias do Sul e São Paulo especializada em soluções para gestão empresarial, acaba de conquistar a certificação MPS.BR SW, concedida pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), no nível F, que atesta maturidade e excelência em processos de software e serviços.

O projeto teve avaliação conduzida pela Incremental Tecnologia em Informática e consultoria da Engsoft, de Ijuí.

Conforme Lurdes Manosso, diretora de Tecnologia da NL, desde a fundação, há 34 anos, a qualidade no desenvolvimento e entrega de software é um dos pilares da empresa. Por esta razão, o investimento em certificações desta área são uma constante na companhia, que detém a certificação ISO9001:94 desde 1998, é certificada em ISO9001:2008 e desde 2014 trabalhou na adaptação de seu processo de desenvolvimento às exigências do modelo MPS-BR SW, no qual agora é contemplada.

“A adaptação do processo de desenvolvimento a este modelo permitiu e auxiliou a NL ser mais assertiva nas mudanças que foram sugeridas pela equipe de melhorias e, consequentemente, facilitou a aceitação pela equipe interna e clientes das alterações realizadas. A maturidade e reconhecimento do mercado no modelo escolhido pela NL também ajudaram nesta aceitação”, destaca Lurdes.

A executiva ressalta que, apesar de a certificação ter sido oficialmente alcançada agora, a NL usa o modelo MPS.BR SW em seus processos de desenvolvimento de software desde janeiro de 2015, já colhendo frutos das melhorias implantadas.

A certificação da NL no modelo brasileiro de qualidade de software integrou um projeto realizado em parceria com o Trino Polo junto a um grupo de empresas gaúchas que também incluiu a Avacon Tecnologia (Canoas), Otimizy Sistemas Inteligentes (Garibaldi), S&W Sistemas (Nova Petrópolis) e as caxienses Sil Sistemas, TCS Sistemas para Gestão e W3 Informática. De todas, somente a NL atingiu o Nível F, as demais foram certificadas no Nível G, primeiro degrau da certificação.

O valor do projeto ficou acima de R$ 300 mil, dos quais cerca de 50% foram subsidiados por Softex e Sebrae, e o restante pelas próprias companhias, por meio de convênio firmado com o Trino Polo.

Atualmente, a região da Serra Gaúcha soma 22 empresas avaliadas pelo MPS.BR. Em todo o país, 581 empresas já contam com a certificação, que foi lançada pela Softex em 2003 e espelha-se no padrão internacional de qualidade de software CMMI, criado pela universidade de Carnegie Mellon, USA.

Para receber o selo do MPS.BR, as empresas precisam passar por um processo rigoroso de implantação de melhorias voltadas a impulsionar a capacidade de desenvolvimento de software e serviços. Por isso, a certificação é vista internacionalmente como uma evolução da qualidade do software desenvolvido no país, trazendo ganhos de competitividade para a indústria nacional.

Sobre a NL

A NL é fornecedora de soluções de gestão para empresas de todos os portes. A empresa é reconhecida pelo crescimento e desenvolvimento atingido por seus clientes que, ao utilizarem seus sistemas de gestão, encontram um parceiro tecnológico para entender os cenários do mercado e atuar de forma mais eficiente na condução de seus negócios.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Converplast, Top Internacional, Lojas Esplanada e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Empresas Gaúchas

"15 minutos e você bem informado"

23 de julho de 2015 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×