Principal » Inovação » Microempresa gaúcha é destaque em projeto do SEBRAE-RS e mostra como a inovação pode ser grande aliada para quem é micro

Microempresa gaúcha é destaque em projeto do SEBRAE-RS e mostra como a inovação pode ser grande aliada para quem é micro

0 Flares 0 Flares ×

Case de sucesso do programa de inovação promovido pelo SEBRAE-RS, Rastek Soluções em Informática terá destaque no evento de encerramento da terceira edição para apresentar resultados

 

rastek-solucoes-em-informatica-f4516Com um cenário cada vez mais competitivo e global, inovar tem sido cada vez mais desafiador para os empresários. A inovação posta em prática pode ser o alicerce para o crescimento da empresa e suporte para passar por tempos críticos da economia, sem abalos. Conectado a esta realidade, o administrador de empresas Juarez Fortes fundou a Rastek Soluções em 2008, em Porto Alegre (RS). Na próxima terça-feira, 02, o empresário irá dividir sua experiência de inovação com os participantes do Encontro Empresarial ALI – Inovação Como Estratégia de Crescimento, no SEBRAE, unidade Zona Norte.

programa-ali-sebraecnpq-comrcio-varejista-fortalezace-1-638Agentes Locais de Inovação – ALI é um programa gratuito do SEBRAE em parceria com o CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que disponibiliza consultoria para pequenas empresas do Estado para fomentar uma cultura de inovação nas empresas, impactando diretamente em produtos, processos, marketing e gestão organizacional. Cada etapa do projeto tem duração de dois anos e tem um número limitado de empresas participantes.

O aprendizado das consultorias do ALI, iniciadas em 2014, possibilitou resultados expressivos para a Rastek nesses dois anos. A empresa cresceu e ampliou sua oferta de produtos e serviços. Hoje, além de serviços de infraestrutura de TI para pequenas e médias empresas a Rastek Soluções em Informática também comercializa servidores, microcomputadores e desenvolve sites e sistemas de internet. “O ALI veio para aperfeiçoar o que já tínhamos e abrir passagem para um crescimento ainda maior e que não tínhamos vislumbrado. O crescimento nesses dois anos é fruto de inesgotável processo de transformação, aprendizado e inovação em nossos processos, gestão de pessoas e, principalmente, com nossos clientes”, afirma o empresário.

Sebrae_logoConvidada pelo SEBRAE entre as 2.000 empresas que participaram do programa em todo o Estado, a Rastek mostrará como o planejamento estratégico voltado para a inovação pode alavancar as microempresas. “A Rastek já nasceu com a visão estratégica da inovação. Nossa principal estratégia foi aplicar conceitos e ações de TI das grandes companhias para o mundo das pequenas e isso nos diferencia no mercado. A maioria das prestadoras de serviço em TI que atendem as pequenas e médias empresas são mais amadoras e não têm muita profissionalização na sua estrutura e em suas operações”, explica Fortes. A empresa que nasceu na capital gaúcha, hoje atende empresas em diversas cidades do país – uma inovação para o segmento, que geralmente só consegue atender as necessidades de TI dos clientes presencialmente.

Em oito anos de funcionamento, a Rastek Soluções em Informática cresce em ritmo acelerado. As mudanças nos processos e na estrutura organizacional realizados durante o ALI foram justamente para poder suportar esse crescimento de forma estruturada. A empresa aumentou em 50% o lucro líquido de 2013 para 2014 e 19% de 2014 para 2015. Para 2016, a projeção é de um aumento de mais de 13% em relação a 2015. Também houve a ampliação dos investimentos em inovação e em pessoas, diminuição do turn over de colaboradores e, com a criação de uma política de gestão de recursos humanos, houve uma melhora no desempenho e na satisfação da equipe, mais focada e comprometida com a qualidade do atendimento ao cliente. Para Fortes, são muitas as melhorias que vieram após o ALI, algumas imensuráveis. “Durante dois anos de consultoria do ALI, implementamos uma série de inovações que nos geraram resultados muito positivos, fazendo com que caminhássemos na contramão da crise. As novidades foram fundamentais para posicionar a empresa como está hoje”.

Juarez Lopes Fortes irá apresentar o case da Rastek e conversará com os empresários no “Encontro Empresarial – A INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO” no dia 02 de agosto, às 9h10 no SEBRAE-RS (Zona Norte), localizado na Rua Antônio Joaquim Mesquita, 259 – Porto Alegre, RS. O evento será exclusivo para os participantes desta edição do ALI.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Empresas Gaúchas

"15 minutos e você bem informado"

1 de agosto de 2016 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×