Principal » Notícias » É bom manter o olho no retrovisor

É bom manter o olho no retrovisor

0 Flares 0 Flares ×

2A velocidade de crescimento do Rio Grande do Sul está menor do que a de muitos dos demais Estados. Se permitir a ultrapassagem na estrada ou nas ruas pode ser uma gentileza com os mais apressadinhos, em rankings que medem os ganhos da população não é uma situação das mais invejáveis.

A segunda edição do Índice de Desenvolvimento Estadual – Rio Grande do Sul (iRS) mostrou uma situação bem semelhante à expressada no lançamento do indicador, feito no ano passado.

Os gaúchos ainda têm motivos para se sentir confortáveis, mas correm o risco de perder posições relativas para unidades da federação que mostram mais dinamismo, que é como os economistas se referem à velocidade.

O levantamento, feito em parceria entre ZH e PUCRS, com apoio institucional da Celulose Riograndense, mostra a situação fotografada pelos números em 2013. Parece distante, mas é o conjunto de dados mais atualizado possível.

Tão importante quanto entender os dados da pesquisa é debater os rumos do desenvolvimento, entendido não apenas como geração de riqueza, mas de bem-estar. É exatamente para contemplar essa ideia mais contemporânea de prosperidade, que não mede apenas renda, mas educação e qualidade de vida, que surgiu o iRS. E as lições acumuladas ainda na infância do indicador, em seu segundo ano, mostram que todos temos compromisso em nos debruçar sobre os motivos da marcha lenta que se impôs no Rio Grande do Sul nas últimas décadas.

Todos sabemos, também, que não basta mexer em uma alavanca para mudar de velocidade. Mas se o ritmo estava baixo antes de configurada a situação atual, não precisa ter uma bola de cristal para prever que o risco de piora nos indicadores é elevado. E o problema não é o registro nos números: é na vida cotidiana que as pessoas podem sentir o impacto da inação. Como na estrada, uma freada brusca pode ser necessária para evitar um acidente. Mas se a manobra não for feita com cuidado, também pode afetar os passageiros.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Empresas Gaúchas

"15 minutos e você bem informado"

19 de junho de 2015 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×