Principal » Notícias » Criador de silo feito com garrafa pet vê mais atenção a startups na Expointer

Criador de silo feito com garrafa pet vê mais atenção a startups na Expointer

0 Flares 0 Flares ×
silos verdeCriador do que pretende ser o primeiro silo para armazenagem usando garrafas pets, o empreendedor Manolo Machado aposta na crescente valorização da tecnologia no agronegócio e também mais espaço para novos desenvolvedores na Expointer.
Para ele, cada vez mais os novos produtos despertam a atenção e espaço na feira, em Esteio, que vai até o domingo.
“Do ano passado para cá, surgem novas tecnologias. E até as grandes players do setor estão olhando as oportunidades”, disse Machado. O empreendedor, que tem sede no Tecnosinos, em São Leopoldo, está pelo segundo ano na feira, situado no pavilhão do gado leiteiro.
No painel Diálogos da Casa JC, que aborda empreendedorismo e inovação no agronegócio, o fundador da Silo Verde explicou o desenvolvimento do equipamento, que já está na segunda geração e apresenta modelo com capacidade para armazenar seis toneladas de grãos.
O equipamento surgiu para resolver três problemas que Machado detectou e que embasaram a busca de uma solução. Primeiro, ele cita que tem familiares do meio produtivo rural e que sofrem com falta de estrutura e perdas por não ter armazenagem da produção.
“Outro fator é que o déficit de armazenagem gera desperdício de alimentos. Mais de 10% de grãos produzidos no Brasil vão fora devido a este problema. Isso soma R$ 15 bilhões ao ano de perdas para a economia do País”, adverte o empreendedor. Para conseguir avançar no produto, contou muito a formação de tecnólogo em inspeção de equipamentos petroquímicos, que deu know how para desenvolver os materiais usados,relatou.
“Misturei as três coisas e acabou dando na Silo Verde.” O projeto surge há três anos, e o crescimento se intensifica em dois anos e meio. A repercussão do produto também ajudou a ter demanda. E também atraiu o interesse de investidores. Há quatro meses a empresa recebeu aporte de R$ 1 milhão de um jovem. “Foi um investidor privado do Rio Grande do Sul e  que vem com conhecimento na área de plástico”, explicou.
Machado destaca que a Silo Verde se posiciona com a oferta de um produto sustentável, tecnicamente melhor e, além disso, é mais barato. “Não queremos ser o produto mais em conta, pois tem a característica de ser sustentável e que atende a peculiaridades técnicas frente aos concorrentes, que são os silos metálicos, que usam aço galvanizado.”
A garrafa pet (polímero) é um isolante térmico, não aquece nem esfria tanto como um metal. “Isso diminui muito a condensação de umidade do silo, que é um problema, tem efeito protetor”, explica.
Para a aplicação na estrutura do silo, a empresa processa o pet, que vira novamente matéria-prima e depois faz as placas, que são montadas como se fossem um lego. Cada estrutura para seis toneladas consume 6 mil garrafas pets. As paredes internas são 100% lisas, o que evita o acúmulo de materiais, pois não há ondulação. “Esses materiais acumulados por contaminar o ambiente de armazenagem”, ressalta o empreendedor.
Um dos trunfos é explorar a assepsia do material plástico e a durabilidade do plástico. O que é um problema de ciclo de vida útil ao virar resíduos, Machado cita que é uma virtude do silo. “A durabilidade é de 150 anos”, cita.
A meta é lançar em 2017 um novo modelo, com capacidade de dez toneladas. Um detalhe importante na cadeia de criação do silo é a disponibilidade de garrafas. Machado disse que a empresa está definindo um program com pontos de coleta nas cidades. Na Expointer, tem pontos de arrecadação dos plásticos. “Toda garrafa pet coletada aqui vai se transformar em silo, o impacto do nosso negócio é toda a cadeia.” No Tecnosinos também tem unidades de coleta.
Fonte: Jornal do Comércio
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Empresas Gaúchas

"15 minutos e você bem informado"

31 de agosto de 2016 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×