Principal » Notícias » Confiança do Comércio apresenta queda em maio

Confiança do Comércio apresenta queda em maio

0 Flares 0 Flares ×

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao alcançar 91,4 pontos, na série com ajuste sazonal, mostrou um recuo de 5,4 pontos em relação ao registrado em abril. Comparativamente a maio do ano passado, a variação do ICOM foi de -1,1%, passando dos 92,2 pontos para 91,2 pontos. A série teve seu pico em dezembro do ano passado (104,0 pontos), desde quando iniciou trajetória de queda.

O resultado marginal mensal contou com queda tanto no Índice de Situação Atual (ISA) quanto no Índice de Expectativas (IE). Os recuos foram, respectivamente, de 4,3% e de 6,5%. Assim, o ISA atingiu os 88,3 pontos, enquanto o IE, que se encontra em patamar pessimista, registrou 94,8 pontos. Frente a maio de 2019, também houve queda de ambos: -0,6% (ISA) e -1,4% (IE). A sondagem também trata sobre elementos que estejam perturbando a melhora do ambiente de negócios. No mês de maio, destacaram-se fatores políticos.

Entre os 13 segmentos analisados, houve queda da confiança em 11 deles. Esse resultado reflete a baixa atividade do setor no primeiro trimestre e também as dificuldades encontradas ao longo do segundo trimestre do ano. Além disso, a redução da confiança com relação ao futuro provém de uma revisão das expectativas decorrente da frustração com o cenário vigente. Como a confiança dos empresários do comércio está fortemente vinculada ao desempenho do mercado de trabalho e da confiança do consumidor, a persistir o cenário recente não se antevê melhoras significativas na confiança do empresariado do comércio.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
28 de maio de 2019 Escrito por: karen cunha
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×