Principal » Notícias » Conexão virtual Estados Unidos-Brasil amplia conhecimentos na área da fisioterapia

Conexão virtual Estados Unidos-Brasil amplia conhecimentos na área da fisioterapia

0 Flares 0 Flares ×

Direto dos EUA a doutora Kaanda Gontijo, diretora da Clínica Fisyon, de Porto Alegre, ministra vídeo-aulas personalizadas repletas de novidades

 

Conectar virtualmente os Estados Unidos ao Brasil, mostrando a evolução da fisioterapia em nível mundial. Esse é o propósito da série denominada “Encontros Posturáveis”, com a qual a doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e diretora técnica da Clínica Fisyon Postura & Movimento, de Porto Alegre, Kaanda Gontijo, pretende compartilhar com seus colegas aqui do Brasil os conhecimentos que está adquirindo em território Norte-Americano.

Kaanda está residindo na cidade de Fullerton, próxima a Los Angeles, na Califórnia, e destaca que está totalmente entusiasmada com a possibilidade de difundir as novidades que acompanha nos Estados Unidos para os profissionais da fisioterapia, estejam eles em suas casas, clínicas ou salas de aula.

“Vir morar nos Estados Unidos por um período de seis meses integra um projeto pessoal de aperfeiçoar meus conhecimentos da língua inglesa, para, posteriormente, ter condições de repassar aos colegas da área da saúde de todo o mundo aquilo que estou reunindo em matéria de experiências. Amo poder transmitir o que sei e, dessa forma, ampliar o espectro de atendimento fisioterápico”, fala a doutora em Ciências do Movimento Humano.

De acordo com Kaanda, os “Encontros Posturáveis” também celebram os dois anos de existência da Fisyon, primeira clínica de fisioterapia de Porto Alegre a funcionar no sistema de coworking. Para a diretora técnica da Fisyon, a proposta educativa da clínica é solidificada com esse tipo de integração entre Estados Unidos e Brasil.

“Ter a possibilidade de transmitir conhecimentos para pessoas nos mais diferentes lugares, utilizando a tecnologia da qual dispomos atualmente, me deixa muito feliz. Com uma simples chamada de vídeo no WhattsApp posso mostrar para centenas de profissionais como está o desenvolvimento da fisioterapia e da medicina da dança aqui nos Estados Unidos” lembra Kaanda.

A nova iniciativa educacional da Fisyon vai permitir que os interessados aprendam ou revisem, no local que melhor lhes convir, assuntos que escolham, nos horários mais adequados. Justamente por isso, as aulas por vídeo são disponibilizadas das 16h às 23h (horário de Brasília). A agenda posturável é coordenada pela fisioterapeuta e diretora de eventos da clínica, Fernanda Gontijo. As horas de estudos com a doutora Kaanda Gontijo, diretamente da Califórnia, podem ser individuais ou compartilhadas por no máximo quatro pessoas. Os horários podem ser agendados pelo WhatsApp (51) 98117.9044.

Uma série de temas são abordados por Kaanda Gontijo nas vídeo-aulas. Entre eles, Educação em saúde – Como Aplicá-la Através da Fisioterapia; Aprendizado Motor e suas Etapas – Como Atingir Melhores Resultados em Menos Tempo; Princípios da Reeducação da Postura e do Movimento; Abordagens Fisioterapêuticas de Patologias Posturais e Distúrbios do Movimento; A Arte da Respiração – Conceitos Teóricos e Práticos; Utilização do Método Pilates como Ferramenta Cinesioterapêutica; Utilização do Método da Coordenação Motora de Piret e Béziers na Reeducação Postural e do Movimento; Utilização do Método de Cadeias Musculares e Articulares G.D.S. na Reeducação Postural e do Movimento; Panorama sobre Como Prevenir Lesões em Bailarinos e Atletas; Como Utilizar Técnicas Fisioterapêuticas em Protocolos Acelerados Pós Entorses de Tornozelo; Abordagens Proprioceptivas para Gerar Aprimoramento de Performance na Dança e no Esporte, entre tantos outros descritos no site www.fisyon.com.br.

Congresso em Houston

Em outubro, Kaanda Gontijo foi panelista do 27º Congresso da International Association for Dance Medicine & Science (IADMS), em Houston, nos Estados Unidos.

No evento, Kaanda apresentou ao munda da ciência e medicina da dança o guia de exercícios que criou, cuja comprovação científica de sua eficácia foi demonstrado durante o seu doutorado na UFRGS em parceria com a Escola do Theatro Bolshoi no Brasil. O guia é denominado DEETEC PREVLE (Desenvolvendo a Técnica Prevenindo Lesões).

O workshop ministrado pela brasileira reuniu mais de 30 participantes de diversos pontos do planeta. Entre eles, Moira McCormack, fisioterapeuta do Royal Ballet, de Londres; Annemaru Autere, fundadora e diretora artística da Compagnie Ariel, da França; Suzanne Semanson, fisioterapeuta do Harkness Center for Dance Injuries, de Nova York.

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
28 de dezembro de 2017 Escrito por: karen cunha
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×