Principal » Notícias » Cientec apresenta soluções tecnológicas para produção sustentável de carvão vegetal

Cientec apresenta soluções tecnológicas para produção sustentável de carvão vegetal

0 Flares 0 Flares ×

sustent.A Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) promove, nesta quinta-feira (23), em Brochier, o 2º Seminário Estadual de Produção Sustentável de Carvão Vegetal. O evento, que começa às 9h, discute a situação da produção no Rio Grande do Sul e apresenta um diagnóstico na área da saúde para trabalhadores em carvoarias.

Um projeto de pesquisa aplicada, ‘Minimização da Emissão de Contaminantes Atmosféricos Oriundos da Produção de Carvão Vegetal – Carveg’, coordenado pelo Departamento de Engenharia de Processos da Cientec, fez um diagnóstico ambiental do processo de produção de carvão vegetal, atualmente utilizado no estado, e sua otimização com a implementação de melhorias nos fornos.

A apresentação da Cientec no evento irá explorar estes desenvolvimentos, bem como outras soluções que a Fundação vem realizando nos últimos anos para apoiar o desenvolvimento socioeconômico desta atividade.

“O principal desenvolvimento refere-se à instalação de chaminés para alteração no processo e modificação das emissões e para facilitar a dispersão dos gases gerados, minimizando o seu contato com os trabalhadores”, explica o pesquisador da Cientec, Geraldo Mario Rohde, que estudou o desenvolvimento tecnológico envolvendo os fornos utilizados para a produção de carvão vegetal.

Essa pesquisa envolvendo as modificações nos fornos serviu de apoio para que o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) emitisse os requisitos técnicos para produção do carvão vegetal.

O 2° Seminário Estadual de Produção Sustentável de Carvão Vegetal ocorre no Centro Evangélico de Brochier. Mais informações pelo telefone (51) 3697.1396.

Fonte: Portal do Estado RS

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
21 de junho de 2016 Escrito por: Kathy Cunha
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×