Principal » Notícias » AUTOMOTIVAS » Boa notícia para o mercado de vendas de veículos no RS

Boa notícia para o mercado de vendas de veículos no RS

0 Flares 0 Flares ×

Nos anos 2000 o setor da distribuição viu crescer o mercado de venda de veículos no país. A abertura das importação foi oportunizando uma infinidade de outras marcas antes vistas pelos brasileiros somente nos cinemas. Não significa que as oscilações da economia, a exemplo da crise Russa, no final dos anos 90,  não tenham alterado para cima ou para baixo o resultado deste setor que tem como característica servir como balizador da economia no país.

Entre 2014 e 2017 o mercado de veículos amargou queda significativa nas vendas o que gerou o fechamento de muitas concessionárias, mas uma notícia boa chega ao Estado quando olhamos os números do setor. Em maio de 2018 em um levantamento realizado junto a Fenabrave/Sincodiv-RS, apontou que o número de concessionárias era de 719 unidades, vale lembrar que, antes da crise em 2013 eram de 830 unidades. O mesmo levantamento realizado neste mês de fevereiro de 2019 mostrou que o número de casas subiu, atualmente o RS conta com 730 concessionárias.

“É um crescimento em número de casas de 2%, pode parecer pouco porém se contabilizarmos o alto investimento para se abrir uma concessionária, o número de postos de trabalho que gera e ainda o resultado em vendas que movimenta, o que parece pouco passa a ser significativo”, comenta o presidente as Fenabrave/Sincodiv-RS, Fernando Esbroglio.

Também podemos creditar este crescimento a melhora nas vendas e no movimento positivo da economia. Quando olhamos o mercado de forma acumulada, contabilizamos quase 15% de crescimento para o setor como um todo ao final de 2018.

O RS teve um desempenho superior à média nacional e ocupa a quinta colocação em vendas no ranking nacional atrás de São Paulo, Minas, Paraná e Rio de Janeiro. A participação do RS nas vendas nacionais é de 5,2%.

Sabemos que o mercado ainda está longe dos patamares de anos como  2013  com  323 mil unidades negociadas, mas a melhora paulatina e adequação a nova realidade de consumo vislumbram um mercado positivo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Empresas Gaúchas

"15 minutos e você bem informado"

19 de fevereiro de 2019 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×