Principal » Inovação » Instituto Simutec completa 5 anos de pioneirismo

Instituto Simutec completa 5 anos de pioneirismo

0 Flares 0 Flares ×

O Instituto Simutec de Porto Alegre, referência na oferta de treinamento médico com simulação e realidade virtual na Região Sul, comemora cinco anos de mercado com intensa programação de cursos e novidades, com destaque para o início da operação da primeira unidade em São Paulo. Fruto de recente parceria firmada com a Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FFMUSP), o novo Centro de Treinamento em Realidade Virtual vai entrar em operação nos próximos meses, nas dependências da Escola de Educação Permanente (EEP) do Hospital das Clínicas (HC) vinculado à universidade, na Capital paulista.

“O principal destaque deste último ano, de trabalho intenso, fica por conta da parceria firmada com o EEP, e que em breve estará executando seus cursos e treinamentos.  É preciso ressaltar a modernização do nosso site, uma plataforma totalmente nova, ágil, com mais conteúdo, interatividade e relevância para as pessoas, ressalta a gerente do Instituto Simutec, Tatiana Zaleski.

Desde que entrou em operação, em 2014, o Centro de Treinamento que colocou o Rio Grande do Sul em posição de destaque na formação dos cirurgiões do futuro recebeu cerca de 2 mil alunos, entre graduandos de Medicina, residentes e profissionais, totalizando mais de 40 mil horas de práticas simuladas em diversas especialidades como videolaparoscopia, angiografia intervencionista, endoscopia, artroscopia e ultrassonografia avançada.

Próximos cursos

Os próximos eventos programados são o III Simutec Experience, que oferece experimentação gratuita para graduandos e residentes, em 30 de março, a 4ª edição do Curso de Introdução à Broncoscopia da WABIP – World Association for Bronchology & Interventional Pulmonology, voltado para médicos residentes e especialistas das áreas de Pneumologia adulta e infantil, Cirurgia Torácica e Medicina Intensiva, em 12 e 13 de abril, e o 1º Curso de Ultrassonografia do Sistema Musculoesquelético (POINT OF CARE): Anatomia, Técnica de exame e Hands-on, para médicos residentes e especialistas das áreas de Radiologia, ultrassonografia, ortopedia, fisiatria, reumatologia e medicina esportiva, nos dias 24 e 25 de maio.

A empresa esteve participando do International Meeting on Simulation in Healthcare (IMSH 2019), em janeiro em San Antonio, Texas, nos Estados Unidos, a mais importante conferência internacional sobre inovações e boas práticas em simulação médica, e também irá marcar presença na 26ª edição da Feira Hospitalar, o único evento multissetorial da saúde das Américas, que será realizada em maio, em São Paulo, com uma palestra do coordenador médico, Dr. Miguel Nácul, abordando o tema Tendências em Simulação Médica.

Tecnologia no currículo

Equipado com oito diferentes tipos de simuladores, além das caixas brancas, o Instituto oferece um amplo portfólio de cursos modulares e formações específicas com a chancela de destacadas associações médicas, num total de 47 procedimentos simulados em cirurgia, do nível básico ao mais avançado. Além disso, a empresa desenvolveu uma metodologia exclusiva, que respeita o ritmo de cada trainee, baseada em repetições ilimitadas de procedimentos minimamente invasivos, utilizando tecnologia de ponta em constante atualização.

O Instituto Simutec possui parcerias com hospitais, faculdades de Medicina e clínicas, oferecendo uma solução completa para a qualificação e formação dos profissionais, com instalações confortáveis, assim como um sistema de gerenciamento de aprendizagem para o uso do professor à distância. Desde que entrou em operação, em 2014, atende a demanda por treinamento da Faculdade de Medicina da UFRGS e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), assim como Hospital Moinhos de Vento e Hospital Ernesto Dornelles, da graduação à residência, passando pela qualificação de profissionais e professores.

Além disso, também desenvolve formações específicas com a chancela de destacadas associações médicas, como a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e a WABIP – World Association for Bronchology & Interventional Pulmonology.

Simulação na medicina

A simulação com uso da realidade virtual está transformando o treinamento médico, desde a graduação até a conclusão da residência e além, na prática profissional, sobretudo no campo das cirurgias e dos procedimentos minimamente invasivos. Habilidades que tradicionalmente eram buscadas em práticas com cadáveres, animais e mesmo nos próprios pacientes, agora podem ser adquiridas no ambiente virtual, com inúmeras vantagens e maior segurança para o profissional e também para os pacientes. A simulação oferece um ambiente seguro aos graduandos em Medicina e residentes. Esse ambiente de segurança faz com que a única consequência do erro seja o aprendizado, o que aumenta a segurança do profissional quando à frente do procedimento e a segurança do paciente em contar com um atendimento mais qualificado.

A inovação já é adotada pelos principais hospitais e centros de referência em saúde no mundo. As principais vantagens da nova tecnologia, que conta com comprovações clínicas, são a possibilidade de repetições ilimitadas e o treinamento individualizado, com medidas objetivas para o acompanhamento do aprendizado, além da redução de custos e riscos.

No método tradicional, que praticamente ficou inalterado no último século, os profissionais executavam o treinamento, exclusivamente, com cadáveres, animais e os próprios pacientes durante a residência e prática. O aprendizado normalmente é em grupo e limitado, muitas vezes sem contato com especificidades e casos raros, além de resultar em custo pelo uso de materiais e insumos.

.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
4 de abril de 2019 Escrito por: Jaqueline Schmidt
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×