Principal » Acontece aqui » Lançada 143 edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Alegre

Lançada 143 edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Alegre

0 Flares 0 Flares ×

A 143 edição da festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre, a maior festa popular da Capital e do Rio Grande do Sul, um dos três maiores acontecimentos religiosos culturais do Brasil e patrimônio imaterial da cidade,  conta com o apoio da comunidade para garantir uma grande comemoração em 2 de fevereiro quando a imagem retornará ao Santuário dos Navagantes. Pela primeira vez, a organização do evento criou um projeto no site de financiamento colaborativo vakinha.com. A meta é alcançar R$ 200 mil, mas a adesão ainda é pequena.

Sem apoio de empresas públicas ou privadas nos últimos anos, a festa que tem início com a procissão de translado da imagem para a Igreja do Rosário em 21 de janeiro depende da divulgação e do apoio dos devotos, agora também no ambiente digital.  Toda colaboração é importante, como destacado pelo provedor da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, Gustavo Brum, na coletiva de imprensa, em 19 de dezembro, na sede do Santuário. “A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é um evento de fé, cultura e promoção humana”, afirmou Brum, acrescentando que a ideia é utilizar o poder de mobilização e comunicação deste grande evento para ajudar a desenvolver, cada vez mais, em todas as pessoas o espírito solidário.

O padre Marcus Vinícius Kalil Ferreyro também falou sobre a festividade religiosa que acolhe a todos sem olhar a quem, e que preza o diálogo religioso para a Paz tão necessária nos dias de hoje. “Vivemos um momento de crise moral, ética e financeira e neste momento creio que as pessoas necessitam muito encontrar a Deus através de Maria”, declarou.

Outro diferencial desta edição é a comemoração dos 50 anos do Abrigo Monsenhor Felipe Diel, grande obra social da Irmandade, referência na capital e que sobrevive com a doação de pessoas, empresas e instituições. Atende diariamente 145 pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre homens, mulheres e família. Todos são acolhidos, independente do gênero na instituição, premiada nacionalmente em 2003 por sua atuação na área social.

Link Projeto Financiamento Coletivo da 143 edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/festa-de-nossa-senhora-dos-navegantes-2018

A edição de 2018 tem como enfoque religioso: Vamos a Jesus pelas mãos de Maria”.

Como já é tradição, várias homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes antecedem a procissão do dia 2 de fevereiro.

No dia 21 de janeiro, às 18h, acontece a Abertura Oficial da 143ª. edição da Festa para imprensa, autoridades, organizadores, colaboradores e devotos. É quando o Pároco de Nossa Senhora dos Navegantes, Pe. Marcus Vinícius Kalil Ferreyro e o Provedor da Irmandade de Navegantes, Gustavo Brum, darão por abertos os festejos de 2018. Após, acontecerá a Missa de despedida da Imagem, seguida de procissão, às 19h, para o Santuário do Rosário.

Trajeto:

Av. Sertório, Av. Presidente Franklin Roosevelt, Av. Farrapos, rua da Conceição, Av. Voluntário e rua Vigário José Inácio.  

No período de 24/01 a 01/02 haverá novena, às 20h, no Santuário dos Navegantes.

No dia 02 de fevereiro – Dia de Nossa Senhora dos Navegantes haverá Missa às 7h

no Santuário do Rosário. Após, procissão de retorno da Imagem milagrosa ao Santuário dos Navegantes, com chegada prevista para às 10h30min.

Imagem Peregrina

A partir de 30 de dezembro, como tem acontecido anualmente, a Imagem Peregrina visita diversas paróquias da comunidade, permitindo uma maior aproximação com seus devotos, numa alusão ao enfoque de 2018 – “Vamos a Jesus pelas Mãos de Maria”.

Dia 30/12 – Do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes – saída 16h

Para: Paróquia Santa Rosa de Lima – Rua Bernardino Oliveira Paim, no bairro Ruben Berta (Zona Norte)

Chegada 17h, onde permanece por quatro dias.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
19 de dezembro de 2017 Escrito por: Jaqueline Schmidt
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×