Principal » Artigos » 2020 vai bater recorde em candidatos a vereador

2020 vai bater recorde em candidatos a vereador

0 Flares 0 Flares ×

Há muito tempo não se via uma disputa eleitoral tão pulverizada, o número de aspirantes ao cargo legislativo foi o maior das últimas décadas. Aos motivos recaem em mudanças legais e culturais.

Voltando ao passado, as Câmaras Municipais foram fundamentais na colonização do Brasil. Eram a representação da Coroa Portuguesa na organização dos povoamentos e espaço político das elites.

Na capital, a história do Legislativo Municipal teve início em 1773 com a mudança da Capital da Província do Arraial de Viamão para a Freguesia da N. Sra. Madre de Deus de Porto Alegre. Na época eram cinco vereadores e apenas 1.500 habitantes. As atribuições da Câmara eram judiciárias (furtos e injúrias); fiscais (taxações dos ofícios, gêneros alimentícios, espetáculos); recolhimento da décima(uma espécie de imposto predial) e a guarda dos órfãos, que tratava das crianças abandonadas. Meio século depois eram 10 mil habitantes, mas somente 400 eram eleitores, metade da população estava na condição servil, sem diretos políticos; as mulheres não tinham direito a voto e para ser eleitor era preciso uma renda mínima anual.

Voltando aos tempos atuais, só na capital são 852 candidatos a vereador para 1.1 mil eleitores aptos. No último pleito, somente 800 mil votaram sendo, aproximadamente, 150 mil brancos ou nulos. Olhando racionalmente para número de candidatos, uma mudança importante foi o fim das coligações para eleições proporcionais (vereador, deputado estadual e deputado federal). Isto significa que, os partidos precisam lançar muita gente para contabilizar o maior número de votos e consequente vaga na Câmara Municipal.

Mas uma mudança não menos importante é a vontade das pessoas comuns sem histórico político, cansados de padrões repetitivos contínuos, promoverem o processo de mudança. Hoje os desconhecidos da história e herança política conquistam cada vez mais espaço na cena legislativa.

O que antes era resolvido com revoluções, agora ganha espaço a voz da minoria que outrora sequer tinha direito a voto.

João Paulo de Andrade Cunha (Papaulo)

Relações Públicas

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Empresas Gaúchas

"15 minutos e você bem informado"

2 de outubro de 2020 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×