Principal » Notícias » É neste domingo a 145 procissão de Nossa Senhora dos Navegantes

É neste domingo a 145 procissão de Nossa Senhora dos Navegantes

0 Flares 0 Flares ×

Aguardada e reconhecida como o mais tradicional evento religioso da capital, é também uma das maiores procissões da América Latina.             Milhares de pessoas são esperadas para acompanhar o traslado da Imagem após a Missa de Despedida no Santuário do Rosário, onde a Santa está desde o 19 de janeiro.

A celebração iniciará às 7h e será presidida pelo pároco do Santuário do Rosário, Pe. Gelson Luiz Fraga Ferreira. Como em outras edições, a procissão deve partir às 8h em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, entrada de Porto Alegre.

Em cima de um andor decorado com flores, a Imagem é conduzida por dezenas de remadores de clubes náuticos de Porto Alegre e região metropolitana. E é necessário preparo físico, visto que são cerca de 700 kg para serem carregados durante um percurso de cinco quilômetros até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes. “As oferendas depositadas pelos devotos triplicam o peso original do Andor. Muitos deixam medalhas, orações, objetos pessoais, flores, velas, bilhetes com promessas, numa demonstração de fé e agradecimento”, diz Gustavo Brum, Provedor da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes. Devoção que também leva milhares de fiéis a acompanharem a procissão com qualquer tempo, independentemente de sua condição de saúde ou idade. Como é de costume, muitas pessoas passam o domingo no Largo de Nossa Senhora dos Navegantes, local dos Festejos em homenagem à Santa, conhecida como Padroeira da capital dos gaúchos. Logo que chega ao Santuário (10h30), acontece uma Missa Campal conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler e que conta com a participação de mais de 30 sacerdotes. Festiva, a deste ano será animada pelo coral de diversas paróquias sob a regência do maestro e seminarista, Rodrigo Rubi.

Durante a tarde ocorrem outras missas presididas por sacerdotes: 14horas missa com o Pe. Luiz Ricardo de A. Xavier, 16horas missa com o Pe. Jaime Kaspary e às 18horas missa com o Pe. Marcus Vinícius K. Ferreyro.

Muitas atividades estão sendo preparadas para receber os fiéis.   Dez bancas de alimentação estarão a disposição, assim como uma loja de artigos religiosos voltados à fé e oração, como terços, santinhos, imagens, escapulários, medalhas, velas, entre outros.

Às 20 horas acontece a entronização da Imagem para o Altar da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, onde ficará por mais um ano abençoando a comunidade da capital.

Shows:

Após a Missa de Despedidas da Imagem, às 7h na igreja do Rosário, terá início a procissão, que seguirá pela Rua Vigário José Inácio, Av. Mauá e Av. Castelo Branco, até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, totalizando um percurso de 5km de caminhada.
Ao chegarem no Largo de Navegantes haverá uma Missa Campal e após a festa será animada por músicos do nosso estado.
Alex Camboim, do Canal Fogo de Chão do YouTube, será o capitão do palco erguido em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes. Os tradicionalistas comandarão os intervalos entre missas durante a tarde de festejos no Largo de Navegantes. Após a Missa Campal que inicia às 10h30, Alex Camboim sobe ao palco para fazer um show tradicionalista acompanhado de vários convidados para animar a tarde. Camboim foi batizado em uma pequena paróquia em Charqueadas chamada Nossa Senhora dos Navegantes e de lá pra cá é a Santa das Águas que ele devota sua fé. Após a sua apresentação, às 13h, sobe ao palco o pequeno Murielzinho, (14h Missa com o Pe. Luiz Ricardo de A. Xavier), 15h Alex Dias, (16h Missa Pe. Jaime Kaspary e às 18h missa com o Pe. Marcus Vinícius K. Ferreyro), 19h Grupo Sul e após a entronização da Santa, às 20h, tem o show de Tainã Ferreira e Banda.

Enfoque religioso:

“Comunidade, Casa da Igreja”.

 

Ajuda financeira

Patrimônio Imaterial da cidade de Porto Alegre, há mais de cem anos a Festa mobiliza a população e representa a manifestação religiosa mais esperada pela comunidade porto-alegrense. Sem recursos públicos ou patrocínio, a Irmandade de Navegantes criou para esta edição um crowdfunding, que auxiliará em parte da festa, que também conta com o importante apoio dos devotos, força fundamental para dar continuidade a este grande evento, um acontecimento de FÉ, CULTURA e PROMOÇÃO HUMANA. Este recurso será reservado para o restauro do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, que precisa de reformas em sua estrutura de telhado, paredes e pisos. A obra orçada e licitada soma 500 mil reais. Para ajudar nas etapas da obra, os fiéis podem fazer doações e contribuir pelo endereço eletrônico : www.doa.la/navegantes2020. A campanha tem como slogan ‘cada real vale muito’.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
31 de janeiro de 2020 Escrito por: karen cunha
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×