Principal » Notícias » Faculdade Estácio de Porto Alegre cria núcleo que oferece serviços gratuitos de estratégia e gestão

Faculdade Estácio de Porto Alegre cria núcleo que oferece serviços gratuitos de estratégia e gestão

0 Flares 0 Flares ×

Laboratório de Práticas em Gestão é formado por alunos de Administrações, Contabilidade e Recursos Humanos da Faculdade Estácio de Porto Alegre

Penetrar no universo empreendedor e abrir um negócio exige muita coragem, força de vontade, planejamento e, claro, capital financeiro. E para quem já enfrenta a falta do dinheiro, a situação se agrava quando precisa pagar por capacitação e conhecimentos estratégicos. Pensando nisso, a Estácio criou o Laboratório de Práticas em Gestão (LPG), que visa auxiliar o empreendedor de forma gratuita. O projeto oferece suporte em três segmentos: Administração (PROJETE – Projeto Jovens Talentos Empreendedores), Recursos Humanos (NAC – Núcleo de Apoio a Carreira) e Contabilidade (NAF – Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil). Todo o trabalho é realizado por alunos que cursam da instituição.

O Laboratório oferece consultorias e serviços gratuitos de Planejamento Estratégico, Marketing e Comunicação Digital, Administração Financeira, Recursos Humanos, assistência contábil e fiscal para quem deseja ou já tem seu negócio próprio e busca ampliar seus horizontes no ramo empresarial. 

Futuros empreendedores e até mesmo quem já iniciou sua empresa pode usufruir dos serviços oferecidos. Na área de Inteligência de Mercado, algumas das atividades propostas são pesquisa de percepção de valor dos clientes, diagnóstico do atendimento através do cliente oculto e análise qualitativa da concorrência; já no segmento de Gestão Estratégica estão contemplados identificação de norteadores estratégicos (missão, visão e valores), diagnóstico organizacional através da Análise SWOT e planos táticos para superar ameaças e aproveitar oportunidades.

Os estudantes ainda oferecem auxílio no Marketing e Redes Sociais, como na criação de fanpage, redação e layout de posts para datas especiais e promocionais. Além das atividades complementares como palestras, workshops, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas.

 João Batista Quevedo, cabeleireiro há 15 anos, procurou o LPG pela necessidade de regularizar o contrato com a empresa que estava atuando. “Me auxiliaram explicando quais são os direitos e deveres do MEI, os benefícios e possibilidades, além de me ajudarem a fazer o registro”, conta. Para o profissional, o serviço é um benefício mútuo. “Eles são estudantes de administração aplicando o conhecimento e eu tenho o objetivo de ter meu negócio. Então, nós dois saímos ganhando. Estou em constante contato com eles, que me dão orientação de como posso tocar minha empresa”, explica Quevedo, que em breve pretende dar um passo maior na carreira. “A minha próxima etapa é pedir auxílio na questão estratégica, pois quero montar meu próprio salão”, revela.

Para a professora Dra. Rosana Sacchet, coordenadora do PROJETE, a iniciativa é um incentivo para os novos empresários e também uma oportunidade de prática para os alunos. “O LPG tem o propósito de beneficiar a comunidade e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidade de desenvolvimento prático aos graduandos”, ressalta. “A ideia não é prestar apenas consultoria, mas trabalhar em conjunto com os empreendedores”, explica a docente.

Laboratório de Práticas Gestão (LPG) – Faculdade Estácio Porto Alegre

Local: R. Mal. Floriano Peixoto, 626 – Centro Histórico, Porto Alegre

Agendamentos e informações: rosana.sacchet@estacio.br

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
19 de junho de 2019 Escrito por: karen cunha
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×