Principal » Artigos » Economia Circular do Plástico

Economia Circular do Plástico

0 Flares 0 Flares ×

plásticoDe acordo com o relatório feito pela Fundação Ellen MacArthur e divulgado no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, o mau uso do plástico representa hoje uma grande ameaça para os oceanos. Os estudos demonstram que as iniciativas do Sinplast, via Comitê Programa Sustenplast, Comitê de Reciclagem, Fórum Energiplast e com a assinatura do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) vão ao encontro das soluções apresentadas no relatório, que buscam o reaproveitamento dos materiais no seu valor máximo.

O documento é sustentado pelos princípios da Economia Circular, cujo objetivo é utilizar os produtos e seus componentes em seu mais alto nível e buscar um modelo baseado na criação de vias efetivas para os plásticos pós-consumo. O estudo avaliou, pela primeira vez, os fluxos das embalagens plásticas e constatou que a maior parte do material é usado somente uma vez. Cerca de 95% do valor da embalagem plástica, que possui valor anual entre 80 e 120 bilhões de dólares, é perdido para a economia após o primeiro uso. A pesquisa reconhece que a cadeia de valor do plástico atualmente pressupõe muitos obstáculos. Nós, do Sindicato, ao lado da ABIPLAST, já estamos trabalhando junto ao governo federal e estadual para demonstrar que o tratamento tributário para os materiais reciclados é um dos grandes entraves para o aumento da reciclagem no Brasil e no Estado.

Esse relatório demonstra ainda o quão é importante o início de uma revolução no ecossistema industrial de plásticos, com o incentivo a educação correta para o seu destino, ação que já é realizada pelo nosso Comitê Programa Sustenplast, ao demonstrar que o plástico é 100% reciclável. Além de necessário ressaltar a importância da reciclagem na valorização das matérias primas, na geração de empregos, e nas alternativas na geração de energia e combustíveis com materiais plásticos pós consumo.

Texto de Edilson Deitos

Presidente Sinplast – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
29 de fevereiro de 2016 Escrito por: Kathy Cunha
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×